Saiba mais sobre a origem e criação da Dieta Dukan

Dieta Dukan

O criador da famosa Dieta Dukan é um francês, o Dr. Pierre Dukan que é nutricionista e escritor francês que ficou famoso pelo lançamento de seu livro “Eu não consigo emagrecer”. Muitas celebridades adotaram o método que logo se tornou conhecido em todo o mundo, no Brasil nos últimos anos essa dieta vem sendo muito utilizada por quem deseja emagrecer.

No livro Dukan é relacionada uma lista de vários alimentos que podem ser consumidos durante o dia dia para eliminação de peso e conquista do emagrecimento rápido. Também há a recomendação específica de alguns tipos de alimentos como, farelo de aveia e água, há uma relação de carnes grelhadas para serem consumidas durante as refeições.

Houve uma dieta parecida com a de Dukan criada no passado, a de Atkins, que foi criada por um americano que defendia o consumo de carnes gordas, na década de 60, além de, bacon, como forma de emagrecimento saudável. Mas os nutricionistas e médicos cardiologistas na época reagiram contra a recomendação desta dieta, alegando que o consumo exagerado deste tipo de gordura faria mal a saúde.

Assim a versão de Dukan, que consta de apenas carnes magras como, peixes, frangos frescos e gorduras boas, alcançou maior sucesso. Na França possivelmente pode ter influenciado na criação dos cardápios que constam nas fases da dieta Dukan, já que lá o consumo de bacon e sanduíches não é tão comum como nos EUA, e o cardápio alimentar das famílias francesas sempre valoriza alimentos frescos e mais saudáveis.

A Dieta Dukan é estruturada em quatro fases, duas para emagrecer, que são a Ataque e Cruzeiro, e duas para estabilizar o Peso Ideal, que é a Consolidação e Estabilização.  São quatro fases que vão desde a mais forte, rigorosa e motivadora, até a mais aberta, flexível e estabilizadora. Estas quatro fases, progressivamente, levam ao objetivo desejado: perder peso de forma rápida e natural, evitando o efeito sanfona o a longo prazo.

Facebook Comments
Saiba mais sobre a origem e criação da Dieta Dukan
5 (100%) 1 vote
SHARE