Início saúde 15 alimentos que melhoram a aprendizagem e turbinam o cérebro

15 alimentos que melhoram a aprendizagem e turbinam o cérebro

112

Manter alimentação mais saudável frequente em nosso dia a dia é algo fundamental para a nossa saúde física e também mental. Nos alimentando de uma forma equilibrada, vamos nosso corpo e colaborar com a prevenção de vários tipos de doenças e outros problemas, por exemplo do diabetes e hipertensão.

Assim como os outros órgãos do nosso corpo, o cérebro também necessita de nutrientes específicos para funcionar de forma eficaz. Sendo possível assim turbinar o cérebro, com o objetivo de aumentar a capacidade de aprendizagem e concentração, como fazer isso usando a alimentação vamos te ensinar nesse artigo.

Como turbinar o cérebro de uma forma natural

Preparamos uma lista de alimentos que não podem faltar em seu dia a dia para garantir que seu cérebro tenha mais potência. Isso vai ajuda a você a tirar o melhor da sua memória, cognição e capacidade de se manter focado, além disso, essa alimentação vai ajudar em outros quesitos importantes, como retardar envelhecimento.

Brócolis

O brócolis é um legume considerado excelente fonte de vitamina K, que atual para aumentar a capacidade cognitiva, atuando de forma vai melhorar o nosso raciocínio e aprendizagem. Tendo um papel importante na melhoria da atividade cerebral e em manter a nossa memória boa.

Cacau

Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

Espinafre

O vegetal é uma importante fonte de nitratos, compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando sua performance.

Folhas verdes

Esses vegetais são ricos em vitamina K e antioxidantes, mas é uma substância chamada luteína que parece ter um importante papel na preservação da capacidade cognitiva. Segundo alguns estudos, ela é capaz de proteger os neurônios, retardando seu comprometimento natural – o que resulta em funções cerebrais melhores.

Linhaça

A linhaça é uma grande fonte de ômega-3, que é um ácido graxo muito importante para a atividade cerebral funcione de uma forma correta. Melhora ainda o humor, e o mais importante ajudar a catalisar nossa capacidade de aprendizagem, por exemplo quando estamos estudando sobre algo.

Soja

A soja é outros alimento rico em ômega 3, e ainda uma grande fonte de lecitina, um fosfolipídio que atua na recuperação das estruturas do nossa sistema nervoso, além de também atuar para que nossa memória funcione normalmente, ou seja se tem dificuldades de se lembrar das coisas, é um ótimo alimento para você.

Nozes

Já as nozes tem nutrientes como a vitamina E, que previne o redução da nossa capacidade cognitiva com o envelhecimento, e também é fonte de ômega 3 e antioxidantes,que são essenciais para o funcionamento do nosso cérebro. O consumo de uma forma frequente ajuda na melhora da memória e ainda protege o nossa cérebro contra os radicais livres.

Café

O café tem duas substâncias importantes em sua composição, que é a cafeína e os antioxidantes, que ajudar a deixar o cérebro em estado de alerta, melhorando naturalmente a concentração e o processo de aprendizagem. Mas para não atrapalhar seu sono noturno a recomendação é o consumo na parte da manhã.

Semente de abóbora

A semente de abóbora é um alimento rico em zinco, que é um mineral que melhor o bom funcionamento da memória e nossa capacidade cognitiva. Esse cereal também possui vários níveis consideráveis de magnésio, substância que também ajuda no processo de aprendizado.

Granola

A granola é um ótimo alimento para que precisa ter mais foco e melhorar a capacidade de aprendizagem, pois é um cereal rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, que atuam forcendo energia necessários para o cérebro funcionar bem, sendo um importante aliado para melhorar a capacidade de raciocínio.

Abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, que melhor o nosso sistema cardiovascular e combatem alguns problemas como colesterol alto. Assim beneficia o cérebro, que depende de uma boa circulação sanguínea para funcionar de uma melhor e mais potencializada.

Frutas amarelas

As frutas amarelas são ricas em vitamina C, que é um ótimo antioxidante natural que preserva a saúde do nosso cérebro. Os carotenoides presentes nesse tipo de fruto também melhora a capacidade de renovação das células cerebrais e ainda previne o envelhecimento precoce.

Peixes

Entre as carnes, os peixes como o salmão é uma ótima fonte de ômega 3, tendo assim um grande potencial para melhorar o funcionamento do cérebro e capacidade coginitiva. Aumenta ainda a eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, ajudando a melhorar o humor.

Tomate

O tomate é um alimento muito rico em fisetina,  que ajuda para uma melhora significativa da capacidade de memória, possui ainda licopeno, que é um antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e previne várias doenças como por exemplo câncer.

Broto de feijão

O broto de feijão é um cereal rico em inositol, uma vitamina do complexo B que que atua diretamente no bom funcionamento do nosso cérebro. Ajudando ainda na produção de serotonina, que como por exemplo melhor estado de vigília do cérebro e também nas funções intelectuais.

Palavras finais

Para garantir que o nosso cérebro funcione de forma eficaz, é necessário essa alimentação com nutrientes de alimentos citados nesse artigo. Priorize os alimentos fontes de ácido graxo ômega 3, ácido fólico, vitamina B9, vitamina C e vitamina E, e ainda os fosfolipídios. Vários cereais e folhas verdes são ricos em outro grupo de nutrientes que é importante, que são os sais minerais.

Facebook Comments