Início saúde Conheça 15 alimentos que ajudam a prevenir e combater a insônia

Conheça 15 alimentos que ajudam a prevenir e combater a insônia

280

Você quer se livrar dos problemas de insônia? Saiba que muitas pessoas não passam as noites dormindo de forma saudável e repousante, mas pelo contrário: com insônia. Como se estivessem exaustos, eles se levantam e lutam para sobreviver no dia seguinte, sem descanso.

As pílulas e remédios para dormir convencionais não são adequadas como solução permanente, devido aos seus efeitos colaterais, que podem ser muitos perigosos. Mas a natureza também tem vários remédios caseiros para esse problema, inclusive ótimos alimentos para dormir melhor. Com certeza haverá um para você que finalmente poderá lhe mostrar o caminho de volta ao reino dos sonhos.

Quais são as causas da insônia?

Em primeiro lugar, é importante entender o que está realmente impedindo você de dormir todas as noites. Em geral, não há nenhuma doença grave ou um problema muito grave por trás disso, mas razões muito banais: o quarto é silencioso ou o barulho da rua costuma te atrapalhar a noite? O colchão é muito duro ou muito macio? Está muito frio ou muito quente? Há uma TV no quarto, que fica ligada minutos antes de você dormir? A maioria das circunstâncias não se deve a causas físicas e podem ser mudadas com medidas simples.

Você pode consultar um médico para descobrir se realmente sofre de insônia e a gravidade dela. Normalmente, você receberá um questionário, o chamado teste de Epworth, que pode ser usado para determinar as causas da sonolência diurna.

O médico avalia este questionário junto com um diário do sono que você deve preencher. Portanto, todos os eventos diários importantes e os horários de dormir e acordar devem ser anotados no diário. Dessa forma, fatores perturbadores como ir para a cama tarde demais ou o consumo de certos alimentos podem ser identificados de forma rápida e confiável e a terapia do distúrbio do sono pode ser adaptada individualmente.

Além dos hábitos, alguns alimentos, quando consumido à noite, ​​podem às vezes roubar o sono. Neste post, você aprenderá mais sobre os alimentos que contribuem para um sono saudável e repousante, bem como aqueles que devem ser evitados antes de dormir.

O que muitos não sabem: Com certos alimentos você pode promover um sono saudável e, assim, melhorar significativamente sua qualidade de vida. Em vez de tomar remédios, que geralmente são caros e nem sempre sem efeitos colaterais, você pode muito bem restaurar um ritmo de sono repousante preferindo ou evitando certos alimentos.

Os alimentos a seguir são baratos, amplamente disponíveis e contribuem significativamente para um sono melhor. Os hormônios melatonina e serotonina desempenham um papel fundamental, cuja produção é estimulada por certos alimentos.

Alguns alimentos podem te ajudar a dormir melhor:

  • Sopas leves
  • Produtos de grãos inteiros, leguminosas
  • Pratos de aves ou peixes
  • Certos vegetais e frutas
  • Produtos de grãos inteiros, leguminosas

É importante citar que a deficiência de magnésio pode causar insônia. Muitos produtos de grãos inteiros e leguminosas são ricos em magnésio e, portanto, proporcionam um sono reparador. Estes incluem, por exemplo, painço, cevada e grão de bico.

Salmão

O salmão é o peixe preferido de muitos amantes da culinária japonesa. Não me admira, porque o salmão não é apenas muito saboroso, mas também saudável. Mas você também sabia que o salmão pode ajudá-lo a dormir melhor?

O salmão contém o saudável ácido docosahexaenóico (DHA), ácido graxo ômega-3 , que estimula a produção de melatonina pelo próprio corpo. A melatonina é um hormônio que apoia nosso ritmo diurno e noturno e nos deixa com sono. O corpo geralmente libera melatonina quando começa a escurecer. Portanto, consuma com mais frequência em sua dieta e, assim, aumente seu nível de melatonina no sangue.

Atum

Os ovos não são as únicas boas fontes de triptofano, o atum também contém uma grande quantidade desse aminoácido indutor do sono. Uma salada de atum com ovos cozidos e presunto (também contém triptofano, aliás) para o jantar é, portanto, a escolha perfeita.

Além disso, essa salada fornece imensas proteínas de alta qualidade, pois o ovo, o presunto e, sobretudo, o atum são verdadeiras bombas de proteína. Desta forma, você também pode ter certeza de que seus músculos recebem proteínas suficientes para os processos noturnos de regeneração e reparo.

Ovos

Os ovos são um alimento chave para a construção muscular e também nos servem bem quando estamos perdendo peso. Mas os ovos também podem ajudá-lo a adormecer, porque contêm muito triptofano. O triptofano é um aminoácido essencial (bloco de construção da proteína) que o corpo não pode produzir por si mesmo e deve ser ingerido diariamente com os alimentos.

O triptofano é então necessário, entre outras coisas, para a produção de serotonina – o conhecido hormônio da felicidade. E a serotonina não apenas o deixa feliz, mas também está envolvida na produção do próprio corpo do hormônio do sono melatonina.

Grão de bico

O grão de bico está cheio de vitamina B6, que é usada para produzir o hormônio melatonina. A melatonina promove o sono, assim como os abundantes minerais cálcio e magnésio, que são conhecidos por terem um efeito calmante.

Vegetais folhosos

Muitos vegetais folhosos contêm folatos, que promovem um sono saudável. O consumo frequente de repolho, espinafre ou repolho também pode ajudar contra a fadiga crônica.

Frutas

Frutas não contêm gorduras, contêm adoçantes naturais na forma de frutose, fornecem vitaminas valiosas e contêm minerais. O magnésio, em particular, é usado para acalmar os nervos e, assim, ajudar a relaxar a mente, o que, por sua vez, contribui para um sono saudável.

A vitamina B6 também tem um efeito de promoção do sono e pode ser encontrada em vários tipos de vegetais e frutas, como batata, feijão, repolho, espinafre, lentilha, banana, maçã e abacate.

Bananas

As bananas são ricas em potássio e magnésio e relaxam naturalmente os músculos. O aminoácido triptofano, presente nas bananas, também ajuda o cérebro a produzir o hormônio serotonina. A serotonina está envolvida no controle do ciclo vigília-sono. Uma banana tem cerca de 110 calorias em média, o que a torna um ótimo lanche antes de dormir.

Vegetais folhosos

Vegetais verdes como repolho, espinafre ou repolho estão cheios de folatos, que também prometem uma boa noite de sono. Se você comer esses vegetais com frequência, eles também ajudarão contra a fadiga crônica.

Especiarias

O cardamomo auxilia a digestão e pode ser uma boa bebida para dormir com leite com açafrão. O cravo também ajuda na digestão e pode proporcionar um sono melhor. Em vez de um amargo amargo, o chá de cravo pode ser usado como suplemento.

Alguns alimentos e bebidas que você deve evitar a noite:

  • Café, chá preto, chá verde
  • Refrigerantes com cafeína
  • Açúcar e salgadinhos
  • Alimentos gordurosos e ricos
  • Pepinos em conserva
  • Queijos maduros como Camembert, Gouda, Mozzarella
  • Fígado
  • Frios
  • Peixe salgado, defumado e conservado
  • Frutas cítricas
  • Comida crua
  • Alimentos picantes

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e, portanto, consideradas estimulantes e motivadoras. Além disso, laranjas, pêssegos, abacaxis e tangerinas contêm muito ácido, o que pode causar mal-estar estomacal à noite e, consequentemente, prejudicar um sono reparador.

Conclusão: Você não precisa passar fome antes de ir para a cama, pois o estômago vazio também pode significar que você não terá uma boa noite de sono. Uma dieta leve e selecionada pode levar a um sono reparador e saudável. Aqui você pode encontrar dicas que funcionam para a insônia.

Facebook Comments