Início saúde Conheça quais tipos de alimentos que combatem o cansaço

Conheça quais tipos de alimentos que combatem o cansaço

252

Tem dias que realmente o cansaço e a fadiga batem. Há dias em que você simplesmente se sente desmotivado, embora tenha a certeza que realmente tenha dormido o suficiente. Neste momento, você pode consumir alguns alimentos especiais, que segundo a ciência, restauram nossa energia.

Dormiu o suficiente, mas ainda está cansado? Especialmente nos últimos dias da semana, muitas pessoas reclamam deste problema. Eles dormiram por seis, sete ou oito horas e ainda assim não conseguem sair da cama descansados pela manhã. Quando conseguem, se arrastam pelo dia cansados ​​e incapazes de realmente se concentrar. E de novo e de novo surge a pergunta: Por que me sinto tão exausto?

As flutuações de temperatura podem ser um motivo

A razão para isso pode ser as flutuações de temperatura. Quando o corpo está exposto à constante mudança entre os dias frios e quentes, ele tem que fazer um trabalho pesado. Esses problemas costumam surgir na primavera também. Se a temperatura sobe, os vasos sanguíneos se dilatam; se o termômetro cai, eles estreitam novamente. Isso pode levar a problemas circulatórios em algumas pessoas.

 A nutrição adequada é importante

Nessas fases em particular, é importante apoiar o corpo com nutrição adequada. Porque se seu estômago estiver com fome ou sede regularmente, você cairá ainda mais rápido no desânimo. Motivo suficiente para revisar o plano de nutrição adequadamente.

 Alimentos crocantes e frescos podem te deixar mais animado

Uma dica muito simples para uma dose rápida de energia pode ser conseguida através do consumo de alimentos que requerem uma mastigação por mais tempo. O motivo: é promovida a circulação sanguínea na cabeça, o que pode ser revigorante. Portanto, confie mais em vegetais ou frutas em dias que parecem em que o cansaço bater. Outra vantagem: a alimentação de vegetais fornece ao corpo muitas vitaminas importantes.

Além da promoção da circulação, o consumo de vitamina B pode ser útil, pois a deficiência pode causar depressão. As vitaminas B são encontradas em alimentos de grãos inteiros, carne e leite, entre outras coisas.

Os benefícios dos minerais para te deixar com mais energia

Às vezes, a falta de impulso também pode ser devido à falta de minerais. Se o corpo carece do mineral magnésio, por exemplo, ficamos mais cansados, exaustos e facilmente irritáveis. O mesmo se aplica a uma deficiência de ferro ou cálcio. Portanto, tente incorporar alimentos ricos nesses minerais. Possíveis fontes de ferro: salsa (seca: 97 mg / 100 gramas), soja (8,6 mg) ou amaranto (7,6 mg). Fontes de cálcio: soja, erva-doce ou brócolis. Você pode encontrar magnésio em flocos de grãos inteiros, vegetais verdes e leguminosas.

O açúcar é uma solução?

Quem se sente cansado ás vezes pensa em recorrer ao açúcar. Afinal, os doces devem dar ao corpo a energia de que necessita. Na verdade, uma pequena quantidade pode lhe dar o necessário impulso de energia, por exemplo, se você ficou sem comer completamente de comer durante o dia.

Mas agora vem o ponto: se um pedaço de doce virar um saco inteiro, isso pode piorar o humor. Para muitas pessoas, o nível de açúcar no sangue aumenta por um curto período e depois volta ao normal muito rapidamente.

A rápida explosão de energia é logo seguida pela baixa. Porque tão rapidamente o açúcar sobe, ele desce no sangue. O açúcar é transportado para as células com a ajuda do hormônio insulina, que se esgota rapidamente. Resultado: baixo nível de açúcar no sangue, o que nos deixa com energia e cansaço.

Os carboidratos ajudam a me dar mais energia?

Torradas, massas, assados ​​- assim como lanches ricos em açúcar, eles também consistem em carboidratos simples. Eles rapidamente nos dão energia que não dura muito. Esta é também a razão pela qual rapidamente voltamos a ficar com fome depois da massa ou depois daquele pão francês super recheado.

A boa notícia: você não precisa se livrar totalmente dos carboidratos. Porque aqui a combinação certa faz uma diferença decisiva. Se você comer macarrão, sanduíches e pão de farinha branca, certifique-se de consumir proteína ao mesmo tempo. A proteína não é apenas o nutriente mais saciante, ela também retarda o aumento do açúcar no sangue e, acima de tudo, sua queda.

Proteína é a chave

Se você está cheio por mais tempo, terá um nível de energia mais estável. Por exemplo, você pode optar por macarrão com salmão ou frango em vez de macarrão com molho de tomate. Em vez de pão com geleia ou mel, é melhor comer uma fatia com ovo ou presunto, que é rico em proteínas.

O que mais você pode fazer?

Você pode alternar a temperatura do chuveiro no banho: A circulação pode ser fortalecida por banhos com mudanças bruscas na temperatura da água. Isso o torna um pouco menos sensível às flutuações de temperatura. Pessoas com doenças cardíacas não devem direcionar um banho frio diretamente contra o peito.

Exercício contra o cansaço : Uma caminhada ao meio-dia, aula de ioga à noite, corrida leve no fim de semana: exercícios moderados podem torná-lo menos sensível às oscilações de temperatura.

Aproveite o sol : Quando o sol brilha, tente permanecer o máximo possível. Abasteça-se de calor e luz, isso aumenta a sensação de felicidade. Mas tenha cuidado: não fique queimado de sol. Se não, seus problemas podem ser ainda piores.

Se, apesar destas medidas, você continuar a se sentir cansado, não tem impulso e não tem energia, deve levar os sintomas a sério e consultar um médico. Ele pode identificar as causas médicas da doença.

Facebook Comments