Saiba as melhores dicas para fazer um treino HIIT para emagrecer

O treino HIIT também conhecido como treinamento de alta intensidade intervalado vem se tornando cada vez mais popular. O método vem sendo bastante utilizado nas academias por seu grande potencial de queimar muitas calorias em um curto período de tempo.

Esse treino pode ser vantajoso para quem deseja emagrecer de uma forma rápida. Pode ainda proporcionar o ganho de músculos de uma forma eficaz, com isso vem conseguindo adeptos e se tornando popular por tudo o mundo por pessoas que buscam resultados.

O treino HIIT trata-se de uma nova e inovador maneira de treinamento, usando intervalos a seu favor durante os exercícios. Ao fazer um treinamento intervalado intenso e rápido, o seu corpo queima mais calorias, gastando menos tempo que em treinos mais tradicionais.

Vamos falar mais sobre o que é o treino HIIT

O treino HIIT para queimar calorias e com isso emagrecer está baseado em realizar os exercícios aeróbicos de uma forma mais intensa. Esse exercícios são feitos em um curto período de tempo, sendo intercalados alguns momentos de descanso nesse período.

Exemplificando o HIIT pode ser realizado com quase todos os tipos de exercícios como a corrida, flexões, abdominais, bicicleta e vários outros. Esse método é considerado um tipo de treino mais eficaz por causa da sua maior intensidade, aumentando a sua resistência aeróbica e anaeróbica e ao mesmo tempo queimando mais calorias do seu corpo.

Como o treino HIIT ajuda a emagrecer

Vários estudos realizados por profissionais da área apontam que o treinamento HIIT para queimar mais calorias e emagrecer é muito eficaz na queima de gordura adiposa. Sendo que os resultados são bem mais rápidos do que no caso de exercícios de baixa intensidade.

Além de ser mais eficiente na queima de gordura, o treino intervalado de alta intensidade também é considerado uma boa forma de acelerar o metabolismo. Com isso ele ajuda o nosso corpo á queimar mais calorias durante o dia com uma melhorar no organismo.

Conheça dicas de um treinamento HIIT para a perda de peso

Primeira dica – Tenha uma boa alimentação antes do treino

Se a ideia é perder peso você deve ter atenção e cuidados com sua alimentação. Comer coisas erradas é um dos erros de quem deseja emagrecer. Para você que vai começar a fazer um treino de alta intensidade precisa então ter uma boa e regulada alimentação.

Recomendamos que você planeje refeições moderadas baseadas em carboidratos e em proteínas, o consumo deve ser ao menos três horas antes do treinamento. Vale destacar que não significa que você vai poder a barriga antes do treino HIIT, mas não vai fazer os exercícios em jejum, tendo tido uma boa e regulada alimentação há 3 horas atrás.

Segunda dica – Utilize o tipo de calçado correto

Como este é um tipo de treino que ao mesmo tempo é intenso e também rápido, você deve se movimentar bastante nos exercícios. Com isso usar os calçados corretos é essencial e vai fazer toda a diferença te proporcionando mais conforto e também evitando lesões.

Profissionais indicam usar um tênis leve com suporte lateral, que vai dar mais agilidade nos seus movimentos no treino. Esse tipo de calçado será também o suporte ideal para treinos rápidos, por isso tenha á atenção para não escolher um calçado pesado para esse treino.

Terceira dica – É importante não exagerar

Por mais que esse tipo de treino seja rápido, você não deve exagerar na intensidade dos movimentos, principalmente no inicio. Existe o risco de se lesionar com o treino HIIT, isso acontecer com pessoas que já começam fazendo uma alta intensidade logo na adaptação.

Se você está começando o treinamento de alta intensidade intervalado, vá com calma no início, essa recomendação também vale para quando está se começando um exercício novo. Não existe problema em pegar mais leve nas primeira vezes, por isso atenção.

Quarta dica – Opte por um exercício que você goste

Ainda que este seja um treino rápido, você deve fazer exercícios que você gosta no HIIT, já que isso vai garantir que você vai permanecer com boa animação. Assim a probabilidade de desistir e desanimar é muito menor, e quando você ver os resultados ficará mais alegre.

Mantenha-se focado em exercícios que goste de praticar e priorizar os que movam vários músculos ao mesmo tempo sempre. Com isso você vai melhorar o seu ritmo cardíaco mais rapidamente, tendo um maior prazer durante o treinamento e uma adaptação bem melhor.

Quinta dica – Jamais se esqueça do aquecimento

O treino HIIT de alta intensidade foi desenvolvido para melhorar o seu tempo de exercícios. Mas vale sempre destacar que isso não quer dizer que você deve pular algum passo bem importante como é o aquecimento, por isso não deve ir direto para a prática dos exercícios.

O aquecimento que vai ser realizado pode ser curto de cerca de 5 minutos, que vai servir para esquentar os músculos antes dos exercícios. Não se esqueça que esse treinamento mexe com muitos músculos, por isso é preciso fazer um aquecimento o corpo inteiro.

Sexta dica – Faça intervalos de menos de 2 minutos

Profissionais especialistas dizem que se você não se sente cansado após o primeiro minuto do treino HIIT, você deve se esforçar mais. Intensifique o máximo possível no período do intervalo de dois minutos e depois intercale com exercícios mais moderados durante 1 min.

Se você está iniciando esse treinamento para perder peso, o ideal é que faça um minuto de intensidade para dois minutos de descanso. Com o passar do tempo e com a adaptação, você pode diminuir esse tempo de descanso aos poucos até chegar a apenas um minuto.

Sétima dica – Acrescente mais esforça ao seu treinamento

O treino HIIT é mais focado na parte aeróbica, mas isso não significa que não é possível fazer uma combinação de pesos durante o treinamento. Um exercícios que possa envolver o levantamento de peso combinado com esse método é ótimo para definir mais o corpo.

Você pode conciliar os dois e até fazer um treino com pesos que seja um treinamento HIIT. Vamos exemplificar você poderá fazer três exercícios de musculação seguidamente e após isso descansar por dois minutos, sendo um tipo de treino em circuito no estilo intensidade.

Oitava dica – Durma bem isso é bem importante

É recomendável que um pessoa adulta durma entre sete e oito horas por dia, mas isso com certeza depende da rotina de cada pessoa. Quem realiza treinamentos de alta intensidade fazem maiores esforços com o corpo, com isso é preciso de uma maior tempo de descanso.

É quando dormimos que o nosso corpo se recupera dos treinamentos realizado e consolida assim as mudanças que tais exercícios físicos vão proporcionar. Sendo assim não seja de nenhuma forma negligente com seu sono e descanse bem praticando o treino HIIT.

Conclusão

Se você procura um tipo de treino que ajude a emagrecer, o HIIT é uma ótima opção. o melhor horário para praticá-lo é durante a tarde. Se gostou do artigo com essa dica para que você faça um bom treinamento de alta intensidade, compartilhe nosso post com amigos, familiares e pessoas próximas através de suas redes sociais preferidas.

Facebook Comments
Saiba as melhores dicas para fazer um treino HIIT para emagrecer
5 (100%) 1 vote
SHARE