Início Dicas para Emagrecer Cardápio completo e dicas para emagrecer com a Dieta Atkins

Cardápio completo e dicas para emagrecer com a Dieta Atkins

305

Bom, se você está aqui é porque deseja saber sobre a Dieta Atkins lhe interessa, nesse artigo você var saber sobre esse método para emagrecer. Antes de passar para as dicas e maneiras de seguir essa dieta é importante que você saiba o conceito, o motivo dessa técnica e como ele funciona. Vamos lá saber mais sobre esse método emagrecedor.

Esse método foi criado pelo dr. Robert Atkins, que visava inovar em seu época com tudo oque existia de dietas para emagrecer. Mas somente na última década esse método do visionário começou a ser reconhecido com grande potencial. Logo abaixo vamos te explicar como funciona essa dieta para emagrecer.

O que é a dieta atkins?

A dieta Atkins restringe a ingestão de carboidrato, o que leva o organismo a passar por um processo bioquímico que faz o fígado transformar a gordura do corpo em corpos cetônicos e logo em cetose, enquanto você estiver nesse processo não terá apetite. É na forma de gordura que o organismo utilizará energia, levando ao emagrecimento devido a lipólise. A dieta Atkins se resume em 4 fases.

Detalhando as quatro fases

  1. Fase indução que consiste nos primeiros 14 dias em uma dieta baseada em restrição de carboidratos com permissão de 20 g por dia no máximo. A quantidade de dias depende do objetivo da pessoa em relação a quanto ela pretende perder peso. É a fase que mais gera resultados.
  2. Perda continua de peso, nessa fase inicia-se a adição de 5 g de carboidratos leves como vegetais para analisar como o organismo reagirá, se irá aumentar o peso. Não tendo uma taxa de influência negativa deve-se aumentar aos poucos a quantidade de gramas no decorrer das semanas. Essa fase termina quando faltar 10Kg para o objetivo ser alcançado.
  3. Então temos a fase de pré-manutenção que consiste na continuação da administração de carboidratos de origem vegetal, porém com a dose ideal sem ocorrer alteração no peso. Fique nessa fase até faltarem de 3 a 5 quilos para o seu objetivo final.
  4. Por fim a manutenção, como o próprio nome já diz, nessa fase você deve colocar em prática o que fez na pré-manutenção, ou seja, persistir com os carboidratos e suas devidas quantidades limitadas sem exceder a quantidade.

Como você irá se sentir?

Bom, como a alimentação é a base de proteínas e lipídeos e apenas com os carboidratos mais leves e na medida certa, a tendência é você se sentir mais disposto. Principalmente porque os lipídeos serão a forma de energia que o organismo optará no lugar dos carboidratos.

Que tipo de alimentos eu posso comer sem consciência pesada?

Pode comer proteína e lipídeos saudáveis sem culpa, algumas dicas de alimentos a seguir:

Proteínas Lipídeos
Carnes bovina, carne de cordeiro, carne de porco, bacon efrango Óleos saudáveis: óleo de abacate, óleo de coco, azeite extravirgem
Salmão, truta e sardinha Nozes, amêndoas, sementes de girassol e sementes de abobora.
Ovos

 

No caso dos carboidratos que devem ser administrados com máximo cuidado, os alimentos permitidos são: legumes de baixo teor glicídio como folhas verdes; crucíferos: brócolis, rúcula, agrião, espinafre, nabo, mostarda; Produtos lácteos: iogurte, manteiga, queijo e creme.

Que alimentos eu não posso comer de forma alguma:

Carboidratos de alto índice glicêmico

Bolos, doces, sorvete, suco de fruta e refrigerantes; Grãos: arroz, cevada, centeio; Óleos vegetais: Óleo de milho, óleo de canola e óleo de soja; Frutos e vegetais altamente açucarados; Leguminosas: Feijão, lentilha, grão de bico, todos os amigos como batatas. (Podem passar a ser administrados após a fase de indução).

Benefícios da dieta Atkins para a saúde?

A dieta Atkins auxilia na saúde cardíaca:

Estudos informam que pacientes que se alimentam de gordura e pouco de carboidratos apresentam menor susceptibilidade a desenvolver doenças cardíacas, além de evitar famoso acidente vascular cerebral. Você deve estar pensando que isso não faz o mínimo sentido, mas vou te explicar que faz sim.

Veja bem, ao consumir carboidratos em alto teor glicídio na mesma dieta que lipídeos, o primeiro estoque de energia a ser gasto será o de carboidratos e não o de lipídeo e o seu objetivo é emagrecer, não é? Então tenha atenção nisso.

Pois bem, sendo o lipídeo considerado a segunda forma de armazenamento energético, essa será gasta, então não importa a quantidade de lipídeos, o colesterol bom estará aumentado, pois existirão menos triglicerídeos e mais proteínas, auxiliando na homeostase sanguínea.

Exemplo de cardápio para 7 dias de dieta Atkins

Dieta Atkins
Cardápio da Dieta Atkins

Todas as refeições em quantidade moderada

Domingo

  • Café da manhã: Ovos acompanhados de bacon
  • Almoço: Salada acompanhada de frango desfiado, com azeite e nozes
  • Lanche da tarde: Gelatina com creme de leite ou uvas
  • Jantar: Tulipinhas acompanhadas de frango com molho, verduras e legumes

Segunda-feira

  • Café da manhã: Ovos mexidos acompanhados de legumes
  • Almoço: Consuma as sobras do jantar da noite anterior
  • Lanche da tarde: 5 Azeitonas ou 1 fatia de melancia
  • Jantar: Bife grelhado com legumes e verduras

Terça-feira

  • Café da manhã: Ovos acompanhados de bacon
  • Almoço: Salada acompanhada de atum e azeite de oliva
  • Lanche da tarde: ½ xícara de melão em cubos
  • Jantar: Cheeseburger (sem pão), acompanhado de legumes feitos na manteiga

Quarta-feira

  • Café da manhã: Omelete acompanhados de legumes feitos na manteiga
  • Almoço: Consuma as sobras do jantar da noite anterior
  • Lanche da tarde: 5 morangos com creme de leite
  • Jantar: Carne moída acompanhada de verduras e legumes

Quinta-feira

  • Café da manhã: Ovos mexidos acompanhados de legumes
  • Almoço: Salada acompanhada de frango desfiado, regado com azeite e nozes
  • Lanche da tarde: 1 maçã ou pera
  • Jantar: Peixe grelhado na manteiga acompanhado de verduras e legumes

Sexta-feira

  • Café da manhã: Ovos acompanhados de bacon
  • Almoço: Consuma as sobras do jantar da noite anterior
  • Lanche da tarde: 1 kiwi ou banana
  • Jantar: Almôndegas acompanhadas de verduras e legumes

Sábado

  • Café da manhã: Omelete acompanhada de legumes feitos na manteiga
  • Almoço: Qualquer uma das opções dos dias anteriores em quantidade moderada
  • Lanche da tarde: 1 iogurte sem açúcar acompanhado de uma colher de aveia
  • Jantar: Costelinha de porco grelhada acompanhada de verduras e legumes

Lembrando que esse é apenas um modelo de cardápio, ou seja você poderá montar o seu próprio se preferir.

Benefícios para a saúde desse método para emagrecer

A dieta Atkins previne a síndrome metabólica:

O metabolismo para funcionar bem precisa estar em equilíbrio, ou seja, com gasto de energia para sintetizar macromoléculas ou para quebrar macromoléculas, como visto, na dieta Atkins, a energia virá de armazenamento lipídico.

O consumo de carboidratos sem cuidados desregula o metabolismo, no caso, diminuindo sua ação e aumento o estoque resultando em obesidade, diabetes e hipertensão. Por outro lado, a alimentação a base de proteínas se torna muito saudável, já que essa macromolécula está envolvida no estoque em músculos, aumentando assim a sua massa magra.

Aumenta a função do cérebro

Você já deve ter ouvido sobre a importação do carboidrato para o funcionamento do cérebro, sim, isso é fato, porém o nosso organismo está apto a transformações, digo, ele se acostuma. O que eu quero dizer, é que na então fase inicial da dieta Atkins, você diminui o consumo de carboidratos, mas não para, apenas aprende a administrar a dose em menores quantidade.

Logo, nosso metabolismo se acostumará com a baixa dose e o consumo de gorduras, assim eos complexos encontrados em vegetais e frutas facilita a formação de glândulas cerebrais, e não levará a nenhuma anormalidade ao nosso sistema.

Diminuição de inflamações

Muitas doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas são desenvolvidas pelos picos de insulina provocados por altas doses de carboidratos no nosso organismo, portanto, diminui-los e selecioná-los diminuirá a taxa de desenvolvimento dessas doenças crônicas.

Conclusão

Bom, esses foram alguns dos efeitos positivos da dieta Atkins, espero que tenha gostado das dicas e informações. Lembre-se de prestar atenção na alteração de peso quanto a administração de carboidratos, o tempo para cada fase vai depender do seu objetivo final. Organize seu tempo para essa nova qualidade de vida, pois sua alimentação merece a máxima atenção. Muito Obrigada!

Facebook Comments