Cardápio completo e dicas para emagrecer com a Dieta Cetogênica

Continuando no assunto de emagrecimento e dietas, agora vamos dar uma ênfase maior a dieta cetogênica, que é uma ótima dica para emagrecer. Vamos falar um pouco sobre o que é essa, dar algumas dicas e um exemplo de cardápio para você que quer seguir a dieta cetogênica. Então, vamos lá!

Muitos acham a dieta interessante mas poucos sabem o que é a dieta cetogênica. Essa dieta consiste basicamente na redução da ingestão, quase que total, de alimentos que contenha carboidratos e que sejam ricos em gordura. Isso tem como função fazer com que o seu corpo fique em estado de cetose.

Mas o que é esse estado de cetose? Esse é um estado metabólico onde o organismo obtém energia de moléculas cetônicas e, não da glicose que é o estado metabólico mais comum no corpo do ser humano.

As moléculas cetônicas são produzidas pelo fígado a partir do momento que a pessoa fica por longos períodos em jejum ou quando faz por muito tempo uma dieta low carb e, isso serve para serem usadas como fonte de energia.

Existem algumas informações importantes sobre como deve ser as “repartições” de alimentos nessa dieta. Logo abaixo falaremos mais sobre isso.

Como funciona a Dieta Cetogênica

O consumo de carboidratos deve ser entre 5 a 10 % do consumo total de calorias que se devem ser ingeridas. As proteínas podem ser consumidas dentro do intervalo de 20 a 30 % do consumo diário total de calorias e a ingestão de gorduras deve ser entre 65 a 75 %.

Seria interessante que a pessoa que deseja fazer esse tipo de dieta consuma o mínimo possível ou retire do seu cardápio alimentos como arroz, pão e macarrão. Aumentando o consumo de alimentos como bacon, castanha do pará, abacate e outros, tendo sempre em mente que também é importante comer uma boa quantidade de proteínas diariamente.

Mas uma pergunta que sempre surge é, porque em um dieta onde são consumidas tantas quantidades de gordura serviria para ajudar no emagrecimento? A resposta é simples.. No caso desse tipo de dieta, o corpo utiliza como energia a sua própria gordura ao invés de utilizar o carboidrato como forma de energia.

Vantagens dessa dieta

Algumas das vantagens dessa dieta é a eliminação da gordura por parte do corpo, proporcionando o emagrecimento. Essa dieta é usada para pessoas epilépticas, já que, controlam e previnem convulsões e crises de epilepsia. Pode ajudar no tratamento do câncer, uma vez que, as células cancerígenas se alimentam essencialmente do carboidrato.

Vou dizer alguns alimentos permitidos e proibidos nessa dieta e ai você mesmo pode ver o que gosta para criar seu cardápio do dia a dia.

Alimentos permitidos:

  • Queijos (cheddar, ricota, catupiry, cottage, cream cheese, mussarela, parmesão, prato, provolone);
  • ovos, carnes (boi,porco, aves e peixes);
  • amendoim, nozes, avelã, amêndoas, castanhas, pistache, cacau em pó (sem açúcar), linhaça, frutas,
  • embutidos ( salsicha, bacon, lingüiça e presunto);
  • azeites, óleos, margarinas e manteigas, iogurtes sem açúcar;
  • frutas, legumes, verduras, semente de linhaça, chia, girassol, goji berri e molhos ( por exemplo, maionese e mostarda);

Alimentos proibidos (também temos as opções de eliminar ou reduzir quase 100% os seguintes alimentos):

  • arroz, pão, massa, feijão, ervilha, soja, grão de bico, farinha de trigo, aveia;
  • torradas, pão, batata, bolos, doces, biscoitos, chocolates, açúcares e adoçantes (que contenham sucralose);
  • leite, achocolatado em pó, pizza, lasanha, iogurtes que contenha adição de açúcar;

Dica de cardápio para a Dieta Cetogênica:

Primeiro dia

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos com manteiga ou cozidos acompanhados de 1 fatia de presunto e 1 fatia de mamão;
  • Lanche da manhã: Iorgurte sem açúcar acompanhados de 3 castanhas do pará;
  • Almoço: 1 bife de carne ao molho de três queijos acompanhado de alface e repolho roxo temperado com azeite;
  • Lanche: 1 gelatina sem açúcar acompanhada de 1 colher de sopa de farinha de linhaça e 2 enroladinhos de presunto e queijo minas.
  • Jantar: 1 bife de frango grelado acompanhado de salada e 1 laranja.

Segundo dia

  • Café da manhã: 1 banana com 1 colher de sopa de semente de girassol acompanhado de 2 fatias de presunto com queijo;
  • Lanche da manhã: 1 gelatina sem açúcar acompanhada de 5 amendoins;
  • Almoço: Salmão grelhado ao molho acompanhados de salada verde de rúcula e 1 colher de sopa de azeite e sal para o tempero;
  • Lanche da tarde: 5 morangos ao creme de leite e 1 laranja;
  • Jantar: 1 bife de lombo de porco colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para o tempero;

Terceiro dia

  • Café da manhã: 1 ovo cozido ou mexido na manteiga acompanhado de 2 fatias de queijo fresco com nozes;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar acompanhado de 3 colheres de abacates;
  • Almoço: Frango ao molho de creme de leite acompanhado de salada com azeite ou óleo de coco e 1 fatia de melancia;
  • Lanche da tarde: Queijo (qualquer) acompanhados de cereja, uvas ou morango;
  • Jantar: 1 fatia de bife grelhado acompanhados de salada de vários legumes e 1 maçã;

Nos próximos dias da dieta você pode varias essas dicas e adicionar alimentos da lista dos permitidos. Lembrando que é apenas uma dica, você pode elaborar seu próprio cardápio.

Dieta Cetogênica e exercícios físicos

Quando se entra em qualquer dieta, é muito importante praticar exercícios físicos que vão ajudar nos resultados. Além disso vão também colaborar com deixar seu corpo em forma e também mais saudável.

Conclusão

Na nossa conclusão vale dizer que, essa dieta deve ser seguida de 1 a 3 meses no máximo. Sendo possível alternar durante a semana (5 dias de dieta cetogênica e 2 dias com uma redução de carboidratos).

Além disso, essa dieta possui algumas contraindicações, sendo elas para pessoas maiores de 65 anos de idade ou com histórico de problemas de saúde (como por exemplo, insuficiência renal ou hepática, doenças cardiovasculares e AVC) e pacientes em tratamento cuja base de medicação é a cortisona.

Facebook Comments
Cardápio completo e dicas para emagrecer com a Dieta Cetogênica
5 (100%) 27 votes
SHARE