Fala galera, tudo bom com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre a dieta Low Carb, que apesar de ser uma dieta criada no século XIX, está de volta e com força total. Essa dieta consiste na redução controlada de carboidrato na sua alimentação, ajudando no emagrecimento rápido e saudável.
Mas afinal de contas, como funciona a dieta Low Carb? Se você se interessou por este método e está em busca de perde peso com real resultado, e viver de uma forma mais saudável, mas não sabe o que fazer, aqui vai a solução para este problema.
A dieta Low Carb é um método para quem quer perde peso sem perder saúde. Este método sugere uma alimentação a base de alimentos com baixo índice glicêmico. Isto porque quando um carboidrato é ingerido ele tem a glicose, que será utilizada pela célula para obter energia.
Este método propõe uma redução pequena de carboidratos, algo até 40% do valor ingerido no seu dia a dia mas, não é só os carboidratos que são reduzidos pois, para chegar a bons resultados temos que controlar bem nossa alimentação, ou seja, as proteínas e, principalmente, as gorduras ingeridas. Com uma redução de 10% e com a melhora na qualidade do que será consumido, é possível chegar a bons resultados e em uma reeducação alimentar significativa.
Alimentos indicados na Dieta Low Carb:
Verdura e legumes – Tomem cuidado pois, não são todas as verduras e legumes que são low carb. Sendo que, as principais que se caracterizam pela baixa quantidade de carboidratos são: abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface. Abóbora e batata doce podem parecer low carb, mas não são.
Frutas – Nem todas as frutas são low carb, isto porque elas contam com frutose, uma fonte de carboidrato. Em alguns casos, a forma de consumo das frutas pode reduzir a velocidade com que essa fonte de carboidrato irá entrar no organismo. Para melhorar isso, elas devem ser sempre consumidas com uma fonte de fibras, uma semente como a chia, por exemplo, ou as que podem ser consumidas com o bagaço como a mexerica ou laranja. As principais frutas são: abacate, morango, pêssego, melão e coco.
Proteínas – Os alimentos ricos em proteínas como carnes, peixes, ovos, leite e derivados, soja e quinoa, também são low carb. As proteínas auxiliam na produção de hormônios, enzimas e na regulação das funções imunológicas (células imunes). Os alimentos mais ricos em proteínas e que apresentam todos os aminoácidos essenciais são os de origem animal como peixes, aves, carne bovina, ovos e laticínios. Devemos dar preferência às proteínas mais magras como peixes e aves sem pele, carnes magras como patinho, filé mignon, alcatra, leites desnatados e queijos brancos.
Fontes de gorduras – Muitos alimentos ricos em gorduras também possuem pouca quantidade de carboidratos. Contudo, somente alguns deles são opções saudáveis de low carbs. Azeite, oleaginosas e abacate são gorduras consideradas mais saudáveis, tratam-se das gorduras insaturadas. Estudos mostram que o consumo destes alimentos é benéfico para a prevenção de doenças cardiovasculares e derrames.
Dica de cardápio para o seu dia a dia:
Segunda-feira
- Café da manhã: Omelete com legumes variados;
- Almoço: Bifes de contra-filé com salada de alface e tomate;
- Jantar: Sobrecoxa assada com pele e sopa nutritiva de couve;
Terça-feira
- Café da manhã: Bacon e ovos;
- Almoço: Carne moída com abobrinha e salada mista (folhas, tomate, pepino);
- Jantar: Lasanha de berinjela ou o que sobrou das outras refeições;
Quarta-feira
- Café da manhã: Queijadinha low carb;
- Almoço: Bisteca de porco frita na manteiga com mix de vegetais refogados (berinjela, abobrinha, abóbora, jiló, couve);
- Jantar: Coxa de frango com pele e espinafre com molho branco;
Quinta-feira
- Café da manhã: Panini low carb com presunto e queijo;
- Almoço: Bife à cavalo com salada de tomate e cebola;
- Jantar: Omelete de forno cetogênico com brócolis no vapor;
Sexta-feira
- Café da manhã: Bacon e ovos;
- Almoço: Frango xadrez low carb com couve refogada;
- Jantar: Costeletas de porco com legumes;
Sábado
- Café da manhã: Bolinho de caneca de coco low carb;
- Almoço: Mix de legumes no vapor com pernil na manteiga;
- Jantar: Pizza low carb com recheio a sua escolha;
Domingo
- Café da manhã: Pão low carb com ovos e queijo;
- Almoço: Churrasco (com direito a todas as carnes, mas fique longe do pão de alho);
- Jantar: Macarrão de abobrinha com molho bolonhesa;
Conclusão
Se você procura uma dieta que ajude a controlar a sua alimentação, a Dieta Low Carb é uma ótima opção, além da redução do consumo de carboidratos, você vai ainda controlar mais oque você como no dia a dia, por exemplos gorduras.
Então oque está esperando!? Comece já sua dieta e além de emagrecer tenha uma vida mais saudável. Caso não se adapte com essa nossa dica dessa artigo, temos várias outras dicas de dieta em nosso blog para você perder peso de uma forma natural.