Jejum Intermitente: Saiba como começar sua Dieta para Emagrecer

Vamos falar nesse artigo sobre o Jejum Intermitente que é um método de emagrecimento que tem o objetivo de intercalar períodos de jejum com os de alimentação. O foco é fazer com que seu corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de peso de forma mais natural possível, logo mais abaixo vamos explicar mais sobre essa dieta.

Normalmente funciona com um jejum de 10 a 24 horas que pode ser feito diariamente ou em alguns dias da semana se você quiser pegar mais leve. Existe no Jejum Intermitente os períodos em que a alimentação é permitida sendo chamados de janelas de alimentação, que deve ser seguida a regra para que esse método realmente te faça emagrecer.

Fora deles a pessoa está liberada apenas para ingerir líquidos que não possuam calorias, como água, chás e café sem açúcar. O Jejum Intermitente era muito comum na época paleolítica, onde o ser humano vivia praticamente da caça e quando não tinha sucesso na caça ficava sem alimentação. O método é considerado eficaz, mais deve fazer testes para saber se é o melhor para você emagrecer de forma natural.

Como o Jejum Intermitente ajuda a emagrecer

Para saber como o Jejum Intermitente funciona é preciso entender melhor as fases pelas quais o corpo passa durante o dia. Quando você acaba de se alimentar seu organismo começa a dar um destino para a energia que foi absorvida em forma de glicose, ele ativa assim o hormônio insulina, que é responsável por colocar o açúcar para dentro das células.

Para explicar a energia que não será utilizada pelo nosso organismo é armazenada em uma forma de tecido adiposo, ou seja vai virar gordura. Após a energia se esgotar o corpo é obrigado a usar essas reservas recorrendo tanto ao glicogênio, a energia armazenada nos músculos, quanto ao tecido adiposo, assim ativa os hormônios que atuam com eficácia na quebra e queima da gordura.

Explicando mais sobre o Jejum Intermitente

Tem diversas maneiras de você fazer o Jejum Intermitente que vão exigir mais ou menos horas de um jejum com muita determinação. Antes de conhecer cada um dos métodos é preciso ressaltar que você nunca deve forçar seu corpo, tenha sempre paciência para poder perder peso de forma natural e que assim não prejudique a sua saúde e seu organismo.

 O Jejum de 12 horas

Esse é método mais utilizado e considerado mais popular, nele você passa metade do seu dia sem comer incluindo as horas recomendadas de sono, que são de 7 a 8 horas. Nele é indicado que você faça três refeições durante o dia, por exemplo você pode ficar das 21:00 horas da noite até às 9:00 horas da manhã sem se alimentar nesse jejum para emagrecer.

O Sistema Leangains

O Sistema Leangains foi criado pelo sueco Martin Berkhan, ele é mais rígido e propõe que a pessoa permaneça em jejum por em média 16 horas, podendo realizar entre duas e três refeições nas restantes oito horas do dia, conhecida como a janela de alimentação. Nesse método você deve escolher o melhor momento para sua janela e para fazer seu jejum.

O Método Coma/Pare/Coma

Nesse método você pode escolher um ou dois dias durante a semana em que você vai permanecer em jejum. Nele você só realizará uma refeição e após isso então só voltará a comer novamente no mesmo horário no dia seguinte. Essa maneira é mais complicada e a adaptação é mais difícil, sendo importante fazer refeições ricas em fibras antes do jejum.

O método de comer apenas quando sentir fome

Outro método bem popular é orientar a pessoa a comer apenas quando sentir fome de verdade, nele é utilizado apenas alimentos com poder de saciedade no organismo. Mas esse método não é recomendado para pessoas que não sabem diferenciar a fome real da vontade de comer devido a fatores emocionais ou saciedade, por isso tenha atenção nisso.

 A Dieta 5:2

A Dieta 5:2 consiste em comer em 2 dias na semana apenas 500-600 calorias, sendo um método mais leve e indicado principalmente para quem tem dificuldades com jejum. Nos outros dias da semana a alimentação é normal, destacando que deve ser saudável e bem regulada para que você consiga emagrecer de forma eficaz e manter seu corpo saudável.

A Dieta do Guerreiro

Esse método se baseia em se alimentas durante o dia apenas com vegetais, podendo em algumas situações utilizar frutas e durante a noite fazer sua refeição normal. Nesse Jejum, a alimentação consiste em comida de verdade onde tudo que se come é mais natural, sendo o mínimo industrializado possível, evitando aquelas gordurinhas não saudáveis.

Manual do jejum intermitente

Todo as maneiras de fazer o Jejum Intermitente envolvem:

  • Janelas de alimentação segundo o método escolhido.
  • Ingestão de líquidos com poucas calorias durante o jejum.
  • Evitar alimentos que tenhas altas calorias, como alguns suplementos.

Alimentos mais indicados nas janelas do Jejum

É importante consumir alimentos que aumentem a sua saciedade e reponham de forma eficaz os nutrientes, sendo recomendado proteínas com pouca gordura, legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais, tubérculos como inhame, cará, mandioca, batata doce.

Você deve evitar cereais refinados como o arroz branco, alimentos industrializados e doces. Lembre-se sempre de fazer refeições como se não tivesse feito jejum, pois você nunca pode tentar compensar oque você deixou de comer, pois isso vai prejudicar o Jejum.

Benefícios do jejum intermitente

Esses métodos quando bem feitos, podem trazer várias vantagens ao seu corpo como mais disposição, clareza mental e manter seu corpo saudável. Estudos preliminares apontam que esse jejum pode colaborar também com a saúde do coração, isso devido o corpo em jejum aumenta sua capacidade evitar o estresse e também lidar com ele durante o seu dia a dia.

Conclusão

Finalizando vamos lembrar que o Jejum Intermitente é uma mudança brusca e significativa na sua alimentação, sendo assim para evitar possíveis desconfortos e problemas tenha em mente que você deve ter uma alimentação saudável não é recomendado que no inicio junto com o jejum você pratique exercícios físicos pesados. Caso você não consiga adaptar com nenhum dos métodos, temos em nosso site várias dicas de dietas que funcionam bem.

Facebook Comments
Jejum Intermitente: Saiba como começar sua Dieta para Emagrecer
5 (100%) 3 votes
SHARE