Início saúde Conheça 15 dicas de remédio caseiro para gripes e resfriados

Conheça 15 dicas de remédio caseiro para gripes e resfriados

189

Os sintomas da gripe e resfriados são bastante incômodos em nossa vida diária, mas remédios caseiros podem amenizar isso. Com a correria nos dias de hoje nem sempre podemos correr até o médico para nos tratar, mesmo tendo sintomas como espirros, febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal e dores no corpo.

O recomendado é que em caso de sintomas fortes é preciso ir em uma consulta médica, mas na maioria dos casos você pode tratar em casa mesmo. É nesse panorama que as receitas caseiras podem te ajudar aliviar os sintomas de gripe e resfriados, logo abaixo vamos te dar dicas de remédios que você poderá fazer em casa mesmo.

Abaixo os melhores  remédios caseiros para gripe e resfriados

Dica número 1 – Respirar vapor pode ajudar bastante

Respirar ar úmido  pode ajudar a aliviar e combater a congestão nasal e também a dor de garganta. Uma boa dica é respirar vapor ou fazer a inalação algumas vezes por dia, também pode ser feito aos ligar o chuveiro na temperatura quente e sentar no banheiro durante alguns minutos respirando tal vapor.

Outra boa estratégia é encher um pote ou qualquer outro recipiente com água fervendo. Logo em seguida, vamos colocar uma toalha sobre o rosto e inclinar sua cabeça sobre o vapor, assim inalando, isso é recomendado ser feito por em média 30 segundos, e também tem bons resultados.

Dica número 2 – Mantenha o corpo sempre hidratado

Uma boa dica também quando se está com gripe ou resfriado é ingerir ao mínimo 8 copos de líquidos diariamente. A água e outros líquidos ajudam a diluir o muco grosso que vai se acumulando, além do benefício de manter-se hidratado, e isso é essencial para seu corpo nessas situações.

Uma outra estratégia é tomar um chá de ervas com mel, que pode além de hidratar também aliviar dores na garganta. Essas bebidas quentes são sempre bons remédios caseiros para gripe e resfriados. Se estiver com febre ingira muitas sopas e caldos até a febre passar, isso também vai fortalecer seu corpo e ajudar para que a gripe seja combatida.

Dica número 3 – Tomar um banho quente pode ajudar

Outra forma de respirar vapor é tomando um banho bem quente e aproveitando o ambiente como se fosse uma sauna. O vapor de água promove o umedecimento das narinas e diminui o muco presente nos seios paranasais.

Dica número 4 – Fazer compressas quentes

Se você estiver com dores de cabeça ou até mesmo se ela começar a latejar, uma boa dica é fazer uma compressa úmida e quente e colocar na região das bochechas e dos seios paranasais para aliviar os sintomas. Mas atenção para a temperatura, evitando que a compressa venha a te queimar.

Dica número 5 – Utilize pulverizações de água salgada

Água salgada quando aplicada no nariz pode diminuir o muco, e aliviar o corrimento nasal, atuando ainda limpando as narinas de vírus e bactérias. Pulverize utilizando uma seringa, e com a cabeça abaixada, de modo que entre por um orifício e saia pelo outro. É possível comprar a solução pronta em farmácias ou preparar em casa mesmo.

Para preparar a solução salina em casa é muito fácil basta misturar ¼ de colher de chá de sal com ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio em aproximadamente 240 ml de água morna, que seja de preferência fervida ou destilada. Caso queira preparar uma quantidade maior de solução basta dobrar a quantidade de água, sal e bicarbonato.

Dica número 6 – Gargareje com água salgada

Fazer gargarejos com água salgada pode ajudar a você se livrar do muco espesso que se acumula garganta, quando se está com gripe ou resfriado. Essa gargarejo ainda pode ajudar a aliviar as dores de garganta e no ouvido, ou seja uma boa dica caseira e que muitos provavelmente não sabem.

Dica número 7 – Pastilhas para tosse

Sempre tenha pastilhas de tosse sem açúcar em casa quando estiver com irritação na garganta, pois elas são eficazes nessas situações. Uma dica para se usar aliados a essas pastilhas é uma colher de chá de mel, que é um bom remédio caseiro para gripe e pode também a combater a irritação na garganta.

Dica número 8 – Usar xarope contra a tosse

Se estiver com tosse, utilize um xarope para aliviar os sintomas, existem hoje supressores e expectorantes que ajudam bastante a expelir o muco. Outra dica nesse caso são pomadas contendo mentol, que deve ser aplicadas na região do peito, massageando a região. Em casos em que a pessoas com asma ou alguma doença pulmonar, o médico deverá ser consultado.

Dica número 9 – Usar spray descongestionante

Os sprays descongestionantes ajudam muito á aliviar o nariz congestionado devido um resfriado ou gripe. Mas atenção, esses produtos não devem ser utilizados por um período maior que 3 dias, pois isso pode causa um efeito contrário e seu nariz ficar ainda mais congestionado do que antes, se ligue nisso.

Dicar número 10 – Tomar uma sopa bem quente

Par aliviar irritação ou dor na garganta e congestão nasal, tome uma sopa como uma canja de frango, por exemplo, que seja fácil de engolir. É possível adicionar temperos como pimenta, alho, curry e outras especiarias à vontade para diminuir o muco na boca, garganta e pulmões.

Dica número 11 – Temperar bem suas refeições

O uso de temperos que tem alho são indicados para melhorar o sistema imunológico, atuando ainda aliviando o congestionamento nasal e as dores de cabeça. Adicionar pimentões também é uma boa dica, visto que são são fonte de capsaicina, um antioxidante que combater dores, pressão na cabeça, e ajuda a expelir o muco.

Dica número 12 – Tomar um analgésico

Se você estiver com dores no corpo e febre, e se perceber que não são sintomas necessários para procurar um médico, use um analgésico como a aspirina, o ibuprofeno ou o naproxeno, que são famosos no combatem a febre e aliviam as dores musculares e pelo corpo quando se está resfriado ou com gripe.

Dica número 13 – Manter o ar umedecido

Utilizar um umidificador de ar ou um vaporizador pode aliviar as dores de cabeça e o peito cheio, além de ser muito bom para pessoas que renite alérgica ou sinusite. Sempre lembre que é necessário a higienização do equipamento regularmente para evitar o acumulo de bactérias e mofo.

Dica número 14 – A poderosa Vitamina C

A vitamina C tem um papel fundamental no seu sistema imunológico, e é muito famosa no combate a resfriados e gripes, por isso o consumo regular é bastante indicado. É uma boa ideia consumir laranja, limão, laranja, kiwi e vegetais escuros, todos esses ricos nessa vitamina. No caso em pastilhas é um boa ideia, mas não é a mesma coisa que em frutas naturais.

Dica número 15 – Repousar e dormir bem

Se for possível quando estiver com gripe ou resfriado descanse para fortalecer seu sistema imunológico e dar tempo para o seu corpo se recuperar, por isso o repouso é essencial. Outra dica que é bastante importante é dormir bem, ter ter uma boa noite de sono ajuda o sistema imunológico a funcionar melhor e assim os sintomas da gripe vão embora mais rápido.

E se a gripe ou resfriado não passar?

Se depois de sete dias, mesmo assim os sintomas da gripe ou resfriado continuarem, o ideal é não insistir em remédios caseiros e buscar uma consulta médica, sua saúde é importante. Espero que tenham gostado do artigo e das dicas, um grande abraço.

Facebook Comments