Soldados têm feito isso há centenas de anos, o Rucking é uma atividade tão simples que você vai se perguntar por que você nunca pensou nisso antes. Ruck é mochila em inglês, ou seja, o significado geral é andando ou marchando com uma mochila carregada de alguma coisa.
Nos campos de treinamento, os soldados podem fazer uma ronda de até 40 quilômetros (ou mais) por dia, carregando uma mochila com cerca de 90Kg. Mas para construir o corpo como de um soldado, você não tem que (nem deveria) levar uma mochila com todo esse peso.
Para uma pessoa de estatura média, uma caminhada de 30 minutos queima algo em torno das 125 calorias. Mas, com uma mochila com peso razoável, e caminhar o mesmo tempo, pode fazê-la queimar aproximadamente 325 calorias, ou seja, vai perder três vezes mais calorias.
Vamos supor que você caminhe 3 horas e meia por semana. Se você começar a usar uma mochila, (não precisa ser pesada demais, o que você conseguir), você vai queimar 31.200 calorias ao longo de um ano, que é o equivalente a perder 4Kg.
O exemplo de resultado acima se você fizer por semana, mas, se o rucking for praticado diariamente, esses resultados serão bem mais expressivos, mas é claro vai depender de quanto tempo você tem e se poderá praticar todos os dias, caso contrário os resultados também serão satisfatórios.
Os 5 benefícios do Rucking
Vai te proporcionar uma nova experiência
A maioria das pessoas preferem fazer exercícios em academias e ambientes fechados, e algumas nem gostam de lugares assim, por isso, acabam nem se exercitando. O Rucking é um novo jeito de experimentar a natureza de uma forma totalmente diferente. Exercitar ao ar livre fora da pressão da academia, reduz consideravelmente os níveis de estresse de uma pessoa.
È bom para o coração
Rucking é uma ótima maneira de aumentar a sua frequência cardíaca e fluxo sanguíneo, sempre tomando cuidado com o peso que você carrega. Também é ótimo para melhorar a resistência física, sem contar que é de graça, sendo um método que você poderá praticar com mais facilidade em seu dia a dia, e você ainda se manterá saudável, e com uns quilinhos a menos, tanto quanto na academia.
Melhora o físico do nosso corpo
O Rucking pode ser apenas a resposta que você precisava para manter um peso corporal saudável, para isso muitas vezes é preciso perder os quilinhos em excesso, seja muito ou pouco. Os estudos mostram que você pode queimar de 40% a 50% a mais de calorias quando corre ou caminha carregando um peso adicional.
Menos impacto sobre o corpo
Quando você caminha ou corre, muitas vezes resulta em dores e desconforto em seus joelhos, tendões e tornozelos. Correr sobre qualquer distância ou mesmo em uma esteira pode causar ferimentos. Mas, o rucking tem menor impacto negativo sobre o seu corpo como um todo. Ele cria muito menos estresse em seu corpo e você está definitivamente rendendo um resultado bem melhor, ao mesmo tempo.
Melhora sua resistência e força do corpo
Ter a carga adicionada em suas costas, faz você mais resistente a lesões, deixando sua musculatura forte e capaz de praticar os exercícios com menos riscos. Isto é porque o rucking sobre uma distância longa ajuda seu corpo a desenvolver o contrapesos, e também melhorar a sua capacidade de todo o trabalho e nível de resistência física.
Grande efeito e poucas lesões
Como á atividade que atua mais nos músculos do quadril e do abdômen, isso reduz o risco de lesões comparados a outros tipos de exercícios físicos. Mas é importante que o planejamento seja feito para cada indivíduo e o peso da mochila deve-se aumentar gradualmente o peso, além da duração da atividade.
A melhor forma de praticar o Rucking
Prepare seu equipamento
Você pode escolher qualquer mochila confortável, dê preferência para aquelas com as alças mais largas, e maiores que dê para você ir acrescentado mais peso. Colocar livros, é uma boa ideia como peso, se você acha que não tem nada para colocar dentro, uma opção pode ser um tijolo. Mas, cuidado com o peso. Se você for iniciante, é melhor começar com pesos mais leves, a mochila de ter em torno de 10% do seu peso.
Comece apenas caminhando
Se você nunca praticou o Rucking, é melhor você começar de leve. Não comece correndo, ou caminhando longas distâncias, isso pode ser muito prejudicial para o seu corpo. No primeiro dia, ande em torno de 20 minutos, e aos poucos, durante a semana, aumente a frequencia. Não se esqueça de calçar um tênis apropriado, pois, andar com peso nas costa e um sapato ruim, pode te causar dores nos pés, e até bolhas.
Caminhe olhando para frente, nunca para o chão
Andar olhando para chão pode te causar muitas dores nas costas, assim essa postura deve ser evitada por você. Não só ao praticar o Rucking, mas no seu dia a dia. Por isso, olhe para frente, para não ter consequências ruins depois, ter uma melhor postura do corpo vai evitar problemas e dores, por isso atenção.
Conclusão
O Rucking é um treino que pode ter ajudar a emagrecer, se você leu toda a explicação sobre esses exercícios e acha que pode se adaptar, que tal experimentar começar hoje mesmo essa atividade física, que tem um grande potencial para te ajudar. Ficamos por aqui e lembre-se além dessa dicas temos em nosso blog várias outras para você viver uma vida mais saudável.